<$BlogRSDUrl$>

31.1.04

Click 2

Riquixás (ou 'rickshaws')

Templo hindu. Detalhe do teto

Um pombo religioso, provavelmente. Entramos no templo, ele estava lá. Rodamos, passeamos, fotografamos a cerimônia, saímos e o bicho lá permanecia, quase imóvel

No mesmo templo, um gato saboreia, sem ser incomodado, as oferendas aos deuses

Estação de trem de Goregaon. Reparem na quantidade de lixo

29.1.04

Em tempo

Faltou creditar a autoria das fotos do post abaixo. São todas do Paulo Lima.

28.1.04

Click

Estava escrito...

Você não entendeu mal. É pra buzinar mesmo!

Tarefa inglória é a desse pessoal

'Monkey-business': o cara cobra um dólar de quem quiser tirar uma foto dele com o macaco

The Gateway of India

Uma enorme lavanderia a céu aberto

Em Mumbai, Gandhi morou nesta casa, que hoje é um museu

26.1.04

Duracell

Minha intenção era colocar umas fotos da viagem aqui. Mas sabe quando a pilha acaba? Pois é, acabou. Amanhã eu faço isso, sem falta. Afinal, promessa é dúvida.

20.1.04

Reta final

Missão quase cumprida. Amanhã é o dia de encerramento do Fórum e o nosso querido ministro da Cultura vai fazer um dos shows da extensa programação cultural. "Filhos de Gandhi" deve ser carta marcada no roteiro. Correndo por fora, "Dança de Shiva".

Táxi!

Descobri que os táxis daqui, que imaginei serem DKWs ou algo do tipo, são velhos modelos da Fiat, não mais fabricados. Aliás no segundo dia de Fórum, tivemos a ajuda divina dos deuses hindus e conhecemos um sujeito sensacional chamado Nana. Deixamos de ser extorquidos. O mesmo trajeto pode variar de 500 a 1.000 rúpias dependendo da cara do freguês. E a nossa cara é gringa, então...

O fato é que Mahatma Nana virou nosso "motorista particular". Estamos muito bem servidos, obrigado. Mas o buzinaço não pára. ;-)

16.1.04

Mumbai para iniciantes

Saudacoes indianas! ;-)

Estou na sala de imprensa do FSM 2004. Iniciamos hoje, de fato, a aventura. Perdoem a falta de acentos, mas faz parte do show.

Saimos - os tres e mais um grupo que misturava brasileiros, espanhois e argentinos - em um taxi ate a estacao de trem. Uma Central do Brasil mais pobre. Pegamos o Western ate o bairro onde fica o centro de convencoes (modo de dizer) do Forum. Descemos na estacao mais proxima (apos quase uma hora) e entramos em um "rickshaw" (lembram-se dos riquixas? Antigamente eles eram puxados no braco pelo condutor (uma carroca humana). Hoje sao triciclos com cabine. Mais um bom pedaco ate o Nesco, o tal centro de convencoes.

E aqui estamos, em meio a uma multidao indescritivel. Faixas de protesto, marchas, palavras de ordem, muita confusao. Estandes mambembes, improviso, improviso, improviso. Mas acaba funcionando, deve ser obra dos deuses.

Quase impossivel descrever a paisagem. Miseria, miseria demais. Pedintes por toda a parte, barracos de amianto neste calor insuportavel. Isso explica porque eles preferem dormir do lado de fora. Carros dos anos 60, DKWs ou similares, nao sei. Onibus velhos, predios mal-conservados, lixo.

E, no entanto, do nada, um predio imponente em linhas palacianas, um Mitsubishi rodando no transito inacreditavelmente confuso. Buzina-se por tudo, por qualquer coisa (e principalmente por nada). Nesta madrugada, no taxi a caminho do hotel, um lerdo caminhao impedia nossa passagem. No para-choque, um convite: "sound horn". Nem seria preciso. E tome buzina!

Andar de carro por aqui e mergulhar em um videogame. Mais uma vez, so os deuses explicam como nao batem uns nos outros e ninguem acaba atropelado.

Enfim, um outro mundo. Mas se o lema do Forum Social Mundial diz que "um outro mundo e possivel", acho que estamos no lugar certo.

13.1.04

Próxima parada

Mumbai, Índia. Fórum Social Mundial

12.1.04

Laws of mass destruction

Apenas seis anos, mas já uma terrorista potencial.

8.1.04

Na hora do aperto...

O outro, naturalmente, é 'hômi'

7.1.04

Diversão

Por menos de 15 dólares, qualquer um pode se divertir horrores com os amigos enquanto toma choques. Quer ver?

Não se sabe ainda se há efeitos colaterais no cérebro, mas que diferença isso faz?

6.1.04

Zzzzzzzz...

Ei, seu inseto hediondo, acorda! Se deixar criar teia de aranha, aí é que não tem volta mesmo.

4.1.04

De volta

Estamos retomando nossa programação normal. Onde estávamos mesmo?

This page is powered by Blogger. Isn't yours?