<$BlogRSDUrl$>

31.8.01

Este rapaz diz que quer ser uma mosca.
Bobagem! Ele já criou asas faz tempo, só que ainda não percebeu. Reparem só!
Ele escreve como quem paira no ar.

Meus queridos, acabo de descobrir que o ilustre Adaílton Persegonha lê as bobagens que escrevo aqui. Aliás, não só lê como escreve para confirmar que leu. O rapaz apresenta-se como diretor-presidente-cospe grosso da Leite de Pato Entertainment Enterprise Corporation Company. Inc. Ltd.
Hummm... não é pouca coisa, hein! Será que descola uma verba de patrocínio para as minhas andanças (digo: "voanças") jornalísticas? Hehehehe
Bem, se quiserem conferir, o Sr. Persegonha está bem aqui.

29.8.01

Outra: para o condenado à morte, mande um executável.

Parodiando o que vem fazendo o Catarro Verde com frases do tipo "Não Confunda", resolvi inaugurar a série Anexos Ideais.
Aceito contribuições, amigos!
A primeira: para o masoquista, envie um arquivo "bat".

28.8.01

Arriba, muchachos!
Vocês tocam Raul Seixas?

25.8.01

Quase ninguém sabe, mas tenho pretensões literárias. Minhas reportagens são apenas um estágio para a fama na literatura (falta convencer os leitores disso, mas é apenas um detalhe). Há tempos comecei a criar uma série de personagens para uma seqüência de pequenas histórias. Todos seriam bichos e moradores de Ipanema. A coisa teve início de tanto que eu via, nas minhas andanças (ou devo chamar de "voanças"?), aqueles ônibus que faziam ponto final na Praça General Osório. Por questão de espaço, traziam escrito "Gal. Osório". E eu me perguntava, na brincadeira: "Quem será esse tal de Galo Osório?". Então inventei um. Daí veio o resto. É mais ou menos assim:


Galo Osório
Nascido e criado em Ipanema, é bem-humorado, metido a filósofo e gosta de contemplar a rotina dos pobres humanos. Para comer, prefere pipoca, mas às vezes disputa grãos de milho com os pombos.

Mac Cabra
Leva uma vida tranqüila e sem inimigos, mas é pessimista por natureza (ou talvez por batismo). Está sempre “de bode”, como costuma dizer. Acredita, ninguém sabe por quê, ter ascendência britânica e solta expressões em inglês de vez em quando.

Sueli
Su, para os íntimos (e não são poucos). Uma galinha. Literalmente. Elétrica, namoradeira, vê seus pretendentes acabarem quase sempre na panela. Se arranja, vez ou outra, com o Galo Osório, embora o ache meio pedante.

Cao
Vira-lata, conhece o morro inteiro e é querido por todos. E tem lá o seu charme. Usa um boné que lhe foi dado por um poodle da Vieira Souto. Na verdade, se chama Carlos Alexandre de Oliveira, mas acha que isso é nome de “cachorro de madame” (ou, segundo ele, razão social), por isso prefere usar o apelido.

Porco Vado
Nasceu em Santa Tereza, perto do Cristo Redentor, mas saiu de lá por desavenças com a vizinhança, que teimava em requisitá-lo para participar das feijoadas de sábado – como ingrediente. Culto, navega com freqüência pela internet usando um inseparável laptop que liga no próprio focinho. Adora participar de chats e usa o nick Francis_Bacon.

24.8.01

O que será que essa moça anda bebendo, hein?
Deve ser melhor do que Detefon!

23.8.01

Hoje é o Dia Mundial dos Moscas Mortas.
Um minutinho de silêncio em homenagem aos companheiros.
(...)

22.8.01

Ah, finalmente!
Comprei meu walkman e poderei voar por aí ouvindo Raul Seixas, sem me deixar perturbar pelos ruídos da urbe.
Mas antes farei uma estréia noturna – Raulzito que me perdoe – ao som de "Fly Me To The Moon".
Au revoir!

21.8.01

Meu Deus! Como pude me esquecer do renomado Prof. Dr. Otto Von Test?
Mestre dos mestres, matusalém da ciência, luminar das letras!
Vai pra pauta também, é claro!
Será que ele tem horário na agenda para receber um inseto curioso?

20.8.01

O tal rapaz que não suporta blogs (e que pretendo entrevistar tão logo as nossas agendas permitam) me corrige: o movimento organizado não chama-se MSB coisa nenhuma. É MCB – contra os blogs meeeeesmo! Parece até que os caras pensam em pegar em armas pela manutenção da soberania. Cruzes!

18.8.01

Estive participando de um congresso de defensores da língua-portuguesa – uns caras contrários ao abuso de estrangeirismos.
Negócio estranhíssimo!
Na hora do coffee-break, foram dez minutos de gente quebrando xícaras e mais xícaras de café.

16.8.01

Fui parar no Manicomius, vejam só...
Meus sinceros zumbidos de agradecimento.

Derrotamos o Paraguai! Eu estava lá! Eu vi! Eu vi!
Mas, meu Deus, por que é que aquele bucéfalo do Chilavert tinha que vir cuspir no Roberto Carlos justo na hora em que eu tentava entrevistá-lo? ECAAAAAAAAAAAAA! Tô cheio de gosmaaaaaaaaaaaaaaa!

14.8.01

Meus queridos, há momentos em que fico sem saber o que escrever para entretê-los. Hoje, por exemplo. Sabem aqueles dias em que nada acontece? Claro, existe o trivial, aquelas apurações corriqueiras, mas nada especialmente saboroso. Há quem esteja se roendo de curiosidade para saber quem é o tal líder do MSB, mas não vale a pena chover no molhado. Meus caros, um repórter não pode revelar nada que uma fonte lhe diz em off. Mas vai chegar a hora, tenham paciência.


Por enquanto, se vocês querem mesmo que eu me dedique mais a este modesto blog e a essas suculentas entrevistas, por favor, não hesitem em contribuir com alguns trocados. Sabem como é, o glacê e o açucar cristal andam pela hora da morte...

Que diabos!
Tentei ontem várias vezes e não consegui postar uma mísera palavra aqui.
Tentei hoje cedo e também não deu certo.
Bem, preciso cumprir minha missão jornalística. Volto logo mais.
Voei!

11.8.01

Existe um boteco aqui perto, daqueles que vendem ovo colorido e coxinhas de procedência duvidosa. Vez ou outra apareço por lá. O chope é bom, sempre se pode ouvir algum papo curioso, o que me abastece de temas interessantíssimos. E, quando nada, tenho a oportunidade de arremeter (sem duplo sentido, por favor) balcão adentro.


Pois não é que estavam lá dois sujeitos – cada qual com seu copo de cachaça, um com a camisa do Vasco, outro com a do Flamengo – falando sobre a finitude humana, lançando no espaço teorias existencialistas, lucubrações e arremedos de filosofia! Parei pra investigar, naturalmente, e concluí que aquela cena grotesca só poderia ser motivada pelo maldito líquido. Não tive dúvidas: mergulhei em busca da Verdade Suprema!


Eca!
Coisa mais amarga!
Mil vezes o delirium tremens do meu amado Detefon!

9.8.01

Da coluna de Márcio Moreira Alves, em O Globo de hoje:


"'Tudo o que o governo fizer ou deixar de fazer até o lançamento de seu candidato, em janeiro, estará voltado para a montagem do confronto com as oposições', diz Ciro Gomes, que continua pelo país sua peregrinação de candidato azarão, mas que pode dar uma atropelada na reta final. Ele acha que a mídia está comendo mosca no lance mais importante do momento."


Francamente, isso é revoltante!

8.8.01

Pensando bem, uma boa pedida pode ser o ilustre e inconteste líder do MSB (Movimento dos Sem Blog).
Sem dúvida que isso promete ser interessante! Hummm... acho que esse vai para o alto da lista. Hehehehe
O nome dele? Depois eu conto.

7.8.01

Meu caro Ricardo, fico satisfeito com sua tão generosa acolhida à minha proposta. Apenas peço que tenha um pouco de paciência, afinal momentos de prazer como aqueles do restaurante têm sido cada vez mais raros. Sobra-me para essas tarefas blogueiras (quando sobra) o fim de semana. Mas me aguarde! Na primeira oportunidade, entrarei pela fresta na janela.

PS: Você tem bom gosto para sopas!

6.8.01

Fica relax, Ricardo! Eu estava apenas tomando o meu sagrado banho de imersão. Que culpa tenho se freqüentamos o mesmo restaurante? Agora, cá entre nós, que esse seu blog dá uma bela pauta, lá isso dá! Preciso agendar você como um dos meus potenciais entrevistados. Hehehehehe

5.8.01

Cá estamos com a primeira entrevistada: ninguém menos do que a misteriosa Bella Trix (o nome verdadeiro eu não conto nem sob tortura). Ela habita o blog Restante Quociente, que fica a algumas quadras daqui, e recomendo a visita. A moça é agradável, simpática, inteligente e bem humorada. E nada tem contra insetos, o que para mim é uma imensa qualidade. Divirtam-se!


Repórter Mosca: Caríssima, é um prazer tê-la como primeira entrevistada. Devo revelar aos nossos leitores (todos da minha família, e não são poucos) que você é coleguinha de profissão. Mas vamos ao que interessa, que é a primeira pergunta. E aproveito para começar com uma curiosidade sobre nossa classe: não sei você já reparou, mas tem repórter que adora formular enunciados longos antes das perguntas. Os caras devem ficar horas pensando naquilo tudo. Dissertam sobre o tema, fazem divagações, citações, apresentam dados estatísticos, contam uma piada de português, recordam episódios da infância do entrevistado, comentam o pífio desempenho da seleção brasileira nas eliminatórias, até que, finalmente, fazem a pergunta, curta e grossa, na última frase, quando parecia que ela jamais chegaria. Pior ainda é que, depois de tudo isso, às vezes o sujeito quer saber uma coisa que não tem absolutamente nada a ver com aquele discurso todo. Então, feitas essas considerações, me diga: o que você está achando do mundo, hein?
Bella Trix: Weeelll....antes de mais nada, quero dizer que me sinto honrada por ser a primeira entrevistada deste intrépido repórter, cuja amplitude de visão do cenário político-econômico-social-gastronômico mundial deixa babando de inveja muitos de nossos colegas nesta desafiadora e instigante profissão. [ora, você sabe como encabular uma mosca!]Como colega, também me sinto comprometida com a objetividade, empreendendo uma luta diuturna e incansável contra os adjetivos, gerúndios e dourações de pílula, e, coerente com este posicionamento ético-estético, passo à resposta de sua interessante pergunta: Bella Trix não acha nada do mundo. Se procurar já dá preguiça, achar, então...ui.


RM: De onde vem essa alcunha insólita? Parece nome de super-heroína. Já pensou em comprar uma capa cor-de-rosa e sair voando por aí, protegendo os frascos e comprimidos?
BT: Hum...são muito poucos os que sabem das origens deste nome. Também não vou contar a história, que é pra lá de interessante, mas eu sou discreta. [Hummm... isso é um trabalho para o Repórter Mosca!] Ocorre que Bellatrix é o nome de uma estrela. Eu, como amante dos astros desde o Herculano Quintanilha, adotei o nome da segunda maior estrela em magnitude (porque além de discreta, sou modesta) da constelação de Órion.
Isso faz tempo...Como você vê, Bella Trix não tem nada de super-heroína. Na verdade, tenho mais o perfil daquelas mocinhas fricoteiras que ficam berrando até o super-herói aparecer e resolver TU-DO. E tem mais: enquanto eu berro, escuto Glória Gaynor cantando "I will survive".


RM: Em sua condição de fêmea, a nível de mulher e enquanto pessoa humana do sexo feminino, você já enfrentou o preconceito? E o lugar-comum? E o mau português?
BT: Ah, minhas colegas de movimento que não me ouçam: eu nunca enfrentei preconceito, não. Na verdade, a minha condição de fêmea emancipada só me traz vantagens, que um dia vou enumerar no meu blog. O lugar-comum eu já
enfrentei, sim, mas tenho um amigo que é decorador: gastamos uns trocadinhos deixamos o lugar incomum e di-vi-no. Quanto ao mau português...bem, tem o Seu Domingos, que de vez em quando fica de mau-humor, mas é uma condição transitória e efêmera, não podemos fazer um julgamento duro por causa disso, então...


RM: Uma dúvida existencial: achei uma maçã boiando na praia de Ipanema. Devo considerá-la um fruto do mar?
BT: Meu caro Mosca...compartiho de sua dúvida, mas por um motivo ainda mais intrigante: achei um pepino-do-mar [Mas logo um vegetal de duplo sentido?] e não sabia se ele já estava em conserva, na água-e-sal, ou se para chegar ao status de conserva ainda seriam necessários alguns anos no vinagre. Em tempo: você comeu a maçã? [Digamos que devorei-a tal e qual Caetano a Leonardo Di Caprio] E se o fez antes de sanar sua dúvida, com que acompanhamento? E como escolheu o vinho??? [Sempre ouvi dizer que frutos do mar vão bem com um branco] Aimeusdeuses...


RM: Quando alguém usa a expressão "desde que me entendo por gente", o que é que a gente deve entender?
BT: Ora, Mosca, isso é simples...fica claro que houve um dia em que essa pessoa se entendeu por outra coisa, portanto é alguém que está atento ao seu processo evolucionário – o que é raro. Eu, por exemplo, ainda não me entendi por gente, mas vou chegar lá – um dia. [Eu já perdi minhas esperanças, e olhe que tenho lido Kafka!]


RM: Ao chamar seu blog de Restante Quociente você pretendia que ele se tornasse um divisor de águas na internet?
BT: Nope. Na verdade, meu desejo é multiplicar as minhas diferenças, somá-las ao prazer que tenho com números e letras e, quem sabe um dia, encontrar um denominador comum. [Perdi a conta. Isso dá divisão exata?]


RM: Quais são as quatro operações básicas de Bella Trix?
BT: ;-) Não conto. [Será que vou ter que ficar espiando na janela?]


RM: Pensando bem, além de parecer nome de super-heroína, Bella Trix lembra dominatrix, uma coisa meio sado-masoquista. Você e Tiazinha são a mesma pessoa?
BT: Ja-mé! A Tiazinha é over. Eu sou tão light, querido Mosca...tão low-profile...sequer estalo chicote: dou peteleco. Além do mais, sou emocional. Morro de arrependimento quando faço uma maldadezinha. Quando me aborreço, faço o estilo Feiticeira: subo na vassoura e dou tchau de longe.


Dito isto, a moça pegou sua vassoura bege di-vi-na e partiu sem deixar vestígios. Espero que não tenha se aborrecido. De qualquer forma, este inseto, humildemente, agradece.

Eu sei que ando voando além da conta, mas é que preciso ganhar o açúcar de cada dia, ora!
Quem vai pagar minhas contas no final do mês? Bem, aceito contribuições.
Mas estou trabalhando nos bastidores, me aguardem. Quem sabe aquela idéia das entrevistas acaba logo virando realidade...
Já tenho um vizinho na alça de mira. Ou melhor: uma vizinha
Bzzzzzzzzzzzzzz!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?